“Uma imagem vale mais que mil palavras”.
A fotografia digital mudou a maneira como contamos histórias. A foto pode transmitir emoção, humor, narrativa, etc. Uma boa história pode ser contada com apenas uma foto. As fotos jornalísticas fazem isso de forma muito competente, onde as fotos precisam chamar a atenção do leitor. Elas narram pequenos contos, e deixam o leitor intrigado, imaginando quais outras fotos poderiam haver. A foto seguinte ilustrou a matéria sobre a queda do muro de Berlim.
Na próxima foto, vemos um bom exemplo de uma história oculta, ao deixar evidências na foto de uma segunda pessoa “invisível”.
Podemos contar uma história usando uma sequência de fotos, como na foto 3, feitas durante uma viagem. Neste formato, podemos contar histórias de casamentos, conferências, etc.
Ao fotografar sua história, considere a estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução:
Fotos que colocam o restante das imagens em contexto. Em um álbum de viagens, essas fotos podem mostrar os viajantes fazendo as malas, mostrando um mapa com o destino, as passagens aéreas, etc.
Desenvolvimento:
Aqui, as fotos vão compor a maior parte da sua história. Tente criar uma identidade visual. Explore as cores recorrentes – por exemplo, durante uma viagem às Ilhas Gregas, onde predomina cenas com prédios brancos e mar azul. Inclua fotos de diferentes flores por onde passar. Torne mercados locais um tema, revelando as semelhanças e diferenças entre eles pelas cidades que passar. E não esqueça das pessoas e suas relações, seja os viajantes ou os nativos.
Conclusão:
Pense em como deseja terminar. As fotos finais podem ser de um pôr-do-sol ou do aeroporto.
Ao apresentar suas fotos em sequência, é importante ser seletivo. Faça 2 álbuns – O 1º pra contar a história que irá mostrar para a maioria das pessoas. O 2º para guardar todas as fotos.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como contar uma história através de suas fotos, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).