Fotógrafa americana, Imogen Cunningham nasceu em 1883, em Portland, nos Estados Unidos da América, e começou a fotografar com apenas 18 anos de idade, depois de ter feito os seus estudos universitários na área de Química.

Auto Retrato – Cunningham, 1933
Após ter trabalhado durante dois anos como associada de E. Curtis, resolveu ir para a Alemanha estudar química aplicada à fotografia. No seu regresso aos Estados Unidos da América, em 1910, abriu o seu estúdio de fotografia, essencialmente dedicado ao retrato, em Seattle. Influenciada por Käsebier, realizou fotografias bem ao estilo pictórico, especialmente cenas inspiradas em textos literários.

Sonho -1910
Nos anos 20, iniciou uma série de imagens fotográficas de plantas e flores que se caracterizavam pelos seus grandes planos e por uma grande precisão na maneira como eram executadas.

Fotografia de uma Planta Suculenta
Em 1932, Cunningham foi membro fundador do célebre grupo f:64, juntamente com E. Weston e Ansel Adams, entre outros, em São Francisco. A liberdade de espírito que caracterizava Imogen Cunningham levou-a a experimentar diversos processos fotográficos.

Rolleiflex usada por Cunningham
A partir de 1974, iniciou uma série de retratos de pessoas mais idosas do que ela (que nesta altura contava já 91 anos. Essas imagens viriam a ser publicadas após a sua morte sob o título After Ninety (Depois dos 90).

Meu Pai – After Ninety
Bolseira da fundação Guggenheim em 1970, nomeada Artista do Ano em 1973 pela S. Francisco Art Comission, Imogen Cunningham expôs nos principais museus e galerias dos Estados Unidos da América.
Morreu em 1976, em São Francisco, EUA.
A categoria “Citações Inspiradoras” é dedicada aos fotógrafos do mundo inteiro, de todas as épocas, de grande expressão mundial, responsáveis por contribuir para que a fotografia se tornasse o que é hoje.