Abaixo listamos 4 regras para fotografar paisagens que podem ser úteis para quem está começando:
Linhas diagonais:
Esta pode ser uma técnica muito eficaz de atrair a atenção para seu ponto de interesse principal. As ‘linhas’ não precisam ser reais – elas podem ser um caminho, uma sequência de árvores, uma cerca, um rio ou qualquer outro recurso fotográfico. Linhas convergentes (duas ou mais linhas que se cruzam) podem ser ainda mais eficazes.
Formas geométricas:
O enquadramento de elementos de uma paisagem, que resulta na formação de uma forma geométrica, cria uma composição mais equilibrada. Como por exemplo, posicionando três elementos da foto em um enquadramento, onde dois deles, um de cada lado da foto, e o terceiro no topo, mais centralizado, criando um triângulo.
A regra dos terços:
A Regra dos Terços é a regra usada com mais frequência e é uma das primeiras regras de composição ensinadas aos estudantes de fotografia. Ela também pode ser uma técnica muito eficaz quando usada com paisagens. Posicione os principais pontos de interesse de uma paisagem nos pontos de interseção imaginários da regra dos terços e você deixará sua foto mais equilibrada.
Enquadramento:
Enquadrar a foto adicionando pontos de interesse às bordas da imagem também é muito interessante. Talvez a maneira mais comum de enquadrar uma foto de paisagem seja incluir um galho pendente na seção superior de uma foto.
Pratique essas técnicas, mas não se preocupe tanto com elas a ponto de influenciar na sua criatividade.
O grande fotógrafo Edward Weston falava o seguinte quanto às regras:
“Consultar as regras de composição antes de fazer uma foto equivale a consultar a lei da gravidade antes de dar um passeio. Essas regras e leis são deduzidas do fato consumado; são o produto da reflexão.”
Agora que você sabe um pouco mais sobre fotografar paisagens, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).